
A revolução de 1930 teve o apoio de todos os estados brasileiros, inclusive grande parte dos paulistas. Getúlio Vargas ascendia ao poder com um país em frangalhos, em todos os aspectos. Prometera uma nova Constituição Federal, enganando a nação. Traiu o Brasil. São Paulo se rebelou de pronto, juntamente com Minas Gerais e Mato Grosso, que exigiam a prometida Constituição.
M.M.D.C. foi o acrônimo pelo qual se tornou conhecido o levante revolucionário paulista, em virtude das iniciais dos nomes dos estudantes paulistas Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, assassinados por capangas de Getúlio Vargas em 23 de maio de 1932, na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na capital. Este assassinato foi o estopim para a Revolução Constitucionalista de 1932.
Em 9 de Julho de 1932 explode a revolta em São Paulo contra o presidente Vargas e tropas federais são enviadas para conter a rebelião. As forças paulistas lutariam contra o exército golpista durante três meses.

Assista ao depoimento de José Mango, um altinopolense nascido em 1912 que lutou por São Paulo e a sua terra natal, Altinópolis.

boa tarde. Gostaria de informações sobre o Mario Leme Walter, pois em minhas pesquisas encontrei a cruz de um mario, que segundo consta pode ser o mesmo. Sou Policial Militar e pequisador amador,moro em capão bonito meu email é rengaw08@hotmail.com
ResponderExcluiratt
Wagner Luciano de OLiveira.
Alguém tem informações sobre meu bisavô José Felippe da Silva? Meu avô, José Primo Felippe nasceu em Altinópolis,em 1902, mas não sei nada sobre o pai dele. Obrigado. alefiuza@terra.com.br
ResponderExcluir